terça-feira, 1 de março de 2011

A tecnologia na sala de aula

A tecnologia quando envolvida no processo educativo, pode ser um grande aliado no processo de construção do conhecimento. Diante disso, pode-se dizer que a tecnologia deve estar em nossas escolas, pois assim como a tecnologia para uso do homem expande suas capacidades, a presença dele na sala de aula amplia seus horizontes e seu alcance em direção à realidade. Para que os alunos interajam pedagogicamente com ela, de modo crítico e criativo, torna-se necessário que os professores conheçam e saibam utilizar educacionalmente as tecnologias disponíveis. Se os professores souberem como usar com consciência os recursos tecnológicos disponíveis, então perceberemos que a informação tecnológica proporciona o acesso instantâneo a um vasto conjunto de dados, o que desperta o sentido de curiosidade e de aventura nos alunos, e ao mesmo tempo, obrigando-os a fazer um esforço maior para assimilação e discriminação. A tecnologia quando presente na educação traz diversos benefícios, porém vale salientar que caso o uso de tecnologias não seja bem utilizado nas escolas, poderemos ter perda em relação á ortografia, escrita e também na fala, até porque constantemente muitos dos usuários de internet acabam por realizar essa integração de forma incorreta, e em diversos casos podemos perceber que o não acompanhamento do uso desses recursos provoca prejuízos didáticos ao usuário, e também ao sistema educacional. 
Por a comunicação na internet ser fundamentado na escrita, há uma variedade linguística da internet, pois a escrita em ambientes virtuais está regida por normas fonéticas e não por normas ortográficas. Isso só faz atenuar o que foi dito anteriormente, que o uso da internet como recurso tecnológico em sala de aula, deve receber cuidados especiais dos educadores, pois sem essa atenção dispensada, poderemos ter perdas no processo de educação, pois a internet provoca muitas mudanças, interferindo até no vocabulário.
O educador não deve jamais pensar que o recurso tecnológico é um problema para a educação, pois se bem usado, o recurso tecnológico é uma ferramenta incrível de efeito rápido, que pode auxiliar demasiadamente no processo ensino-aprendizagem, tornando os trabalhos mais ágeis, mais dinâmicos, e sem contar que pode se poupar tempo e concentrar as energias em outras atividades didáticas. Para tanto, quando essas tecnologias forem utilizadas por professores e alunos, deve ser feito uma perspectiva crítica e dinâmica, do que vai ser utilizado, pois para que se tenha sucesso no que se busca, é preciso que os professores tenham consciência e domínio pedagógico da utilização das tecnologias, de forma que facilitem a aprendizagem e sejam objeto de conhecimento a ser democratizado e instrumento para construção do saber. Por isso diz-se que o professor não é somente o transmissor de informações, mais um formador de conhecimento, aquele que é responsável por transformar o potencial dos alunos em conhecimento.

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