quarta-feira, 2 de março de 2011

APARELHO FONADOR

APARELHO FONADOR

Para que consigamos produzir o som através da nossa voz, recorremos a vários órgãos do nosso corpo que trabalham conjuntamente para viabilizar este processo. São eles: o Aparelho Respiratório, a laringe, as pregas vocais, os ressonadores, (como a cavidade nasal, a cavidade craniana, a cavidade torácica, a cavidade bucal e a faringe), os articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca), palato mole, dentes e mandíbula).
A produção do som acontece quando o ar ao ser expirado, passa pelas pregas vocais fazendo-as vibrar. Neste momento entram em ação os articuladores cuja função, neste contexto, é levar o som para as cavidades de ressonância. Como vemos, não cantamos ou falamos "pela garganta" como muitos pensam, e sim com todo o conjunto de órgãos que se interligam são os responsáveis diretos pela transformação do ar inspirado em som. A esse conjunto de órgãos poderemos chamar de "Aparelho Fonador".
O aparelho fonador é constituído das seguintes partes:
Os pulmões, os brônquios e a traquéia - estes são os órgãos respiratórios que fornecem a corrente de ar, matéria-prima da fonação;
A laringe é o lugar onde se localizam as cordas vocais, que produzem a energia sonora utilizada na fala;
As cavidades (faringe, boca e fossas nasais) que funcionam como caixa de ressonância, uma vez que a cavidade bucal pode variar de forma e de volume, graças aos movimentos dos órgãos ativos, sobretudo da língua, importantíssimos na fonação, tornando-se sinônimo de idioma.
Veja como funciona o Aparelho Fonador:
O ar é expelido dos pulmões por via dos brônquios, penetra na traquéia e chega à laringe, onde, ao atravessar a glote, costuma encontrar o primeiro obstáculo à sua passagem. A glote fica na altura do pomo de Adão ou gogó é a abertura entre duas pregas musculares das paredes superiores da laringe, conhecidas com o nome de cordas vocais.
O fluxo de ar pode encontrá-la aberta ou fechada. Se estiver aberta, o ar força a passagem através das cordas vocais retesadas, fazendo-as vibrar e produzir o som musical característico das articulações sonoras. Se estiver fechada, relaxada as cordas vocais, o ar se escapa sem vibrações da laringe. As articulações produzidas denominam-se surdas.




REFERÊNCIAS:

__________________________. Aparelho Fonador. Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/materia/aparelho_fonador.html> Acesso em: 19 de Fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário