terça-feira, 1 de março de 2011

RELATÓRIO DO SIP


Apresentação

O seguinte relatório apresenta a descrição do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
Do Campus II da Universidade do estado da Bahia (UNEB), bem como uma sucinta análise do evento, sobre sua importância para o meio acadêmico, sobretudo, para possibilitar a troca de experiências entre alunos professores e comunidade.
Através deste espaço possível a presença de toda a comunidade na perspectiva de participar de toda a construção do mesmo em que são estabelecidos momentos de reflexão, intervenção e produção de conhecimento.
Neste trabalho será feita a articulação entre o os assuntos debatidos no SIP, com os conteúdos trabalhados nos componentes curriculares durante o semestre e terá a avaliação de todos os professores.
SIP (Seminário Interdisciplinar de Pesquisa)

Nos dias 15,16 e 17, do mês de fevereiro de 2011, aconteceu no Campus II da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Alagoinhas-Bahia o Seminário interdisciplinar de Letras com o tema Universidade, Educação básica e Comunidade.
Nesse espaço de discussão foi possível estabelecer relações entre os assuntos discutidos no SIP (Seminário Interdisciplinar de Pesquisa) com os componentes curriculares trabalhados no semestre.
No primeiro dia do Seminário foi feita a abertura do evento com uma mesa de discussão sobre escola e Estágio com a professora e Eliane Gomes da Silva e o professor Edvaldo Conceição Santos, coordenada pela professora Dulciene dos Anjos.
Foi discutida neste espaço a importância da escola, suas dificuldades, a falta de proximidade entre escola e universidade, bem como os processos sobre estágio no departamento da Uneb.
No segundo dia do seminário foi o dia das comunicações e apresentação de painéis. As pessoas foram para as salas de acordo com o desejo pelo tema o qual escolheu e estabeleceu-se a discussão a cerca de vários temas como, Práticas de Leitura e Letramento; Literatura, gênero raça e sexualidade; Literatura oral e popular, cultura e identidades; Língua, literatura, cultura e identidades; Linguagem e diversidade. Além de apresentação cultural que foi sarau e a roda de samba, e mostra cultural literária.
No terceiro dia de Seminário aconteceram outras sessões de comunicações e as oficinas em que foram abordados os seguinte temas: Ensino de língua estrangeira; Novas tecnologias, práticas Pedagógicas e formação de professores;Diversidade de gênero na EJA; Diversidade Religiosa na EJA;Qual a importância de se trabalhar a diversidade étnica racial na EJA.
A oficina sobre Qual a importância de se trabalhar a diversidade étnica na EJA possibilitou um momento forte de discussão sobre a temática, pois o aluno dessa modalidade de ensino já vem muitas vezes à escola, desestimulados, seja porque foi obrigado como no caso dos adolescentes que são “jogados” Para o noturno, ou seja, porque muitos não tiveram oportunidades em tempo real, como aqueles que precisaram trabalhar para ajudar a família.Independente disso o professor deve ter esse olhar atento e possibilitar a garantia de que os alunos será respeitado nas suas especificidades.
Os alunos de EJA como de outras modalidades de ensinos são oriundos das mais diversas classes e contextos, bem como diversas identidades e diversidades étnicas raciais. Dessa maneira, os professores não podem omitir tais realidades e nem desconsiderá-las em ao desenvolver seu trabalho.
Na oficina, foram feitas dinâmicas como desenho cego e poema compartilhado voltados para temática, bem como a apresentação e discussão do vídeo “Até onde vai seu preconceito?” foi um momento muito enriquecedor, por que abordou a questão do preconceito racial e as pessoas puderam aflorar seus sentimentos e esperanças em relação ao assunto.
A discussão teórica foi baseada no livro Diversidade como Prática de Educação, publicado pela UNESCO. Além disso, foi feito um trabalho em grupo, muito produtivo com textos que abordavam o Preconceito Racial; Consciência Negra; Dia da Consciência Negra e Pretos e Brancos de Pedro Bandeira. Nesse momento os participantes puderam se posicionar criticamente sobre o tema e contar experiências próprias fundindo assim uma gama de conhecimentos.
Assim o seminário Interdisciplinar chegou ao fim no terceiro dia, deixando a certeza de que vida e a sociedade como um todo pode ser transformada a cada dia na comunhão de saberes entre os seres humanos, porque momentos como esse e espaços de discussões construídos conquistados alcançados favorece a solidificação de decisões e práticas que contribuam efetivamente para a vida acadêmica e social

Os componentes curriculares

Nos componentes curriculares de Prática Pedagógica, Texto e Discurso e Psicologia e Educação, foi feito um trabalho Interdisciplinar, que foi o filme Escritores da Liberdade, com discussões debates, resenha e relação do conteúdo programático de cada componente com o filme.
Dessa forma foi possível Discutir sobre o papel da escola e da Educação na vida dos sujeitos que a compõe, bem como sobre os processos de ensino e aprendizagem, além das tecnologias destacadas e até onde vai os limite do professor em relação ao trabalho pedagógico.
Além desse, tema foram abordados ao longo do semestre muitos outros de grande relevância para a construção do conhecimento.
Em prática pedagógica refletimos sobre tecnologias, sua relevância no processo de ensino e aprendizagem, bem como os tipos de tecnologias, a  relação do professor como as mesmas e a importância de tê-las como aliadas no desenvolvimento pedagógico.
Em Psicologia e Educação refletimos sobre os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva sócio-interacionista, construtivista e tradicional, fazendo relação com aspectos escolares reais e com o filme.
Em texto e discurso discutimos sobre ideologias e suas conseqüências no diversos espaços, além de realizarmos a leitura do livro “Cuidado Escola” que uma abordagem muito interessante sobre as forças que a escola tem  e esta como um sistema que faz parte de um sistema maior e que  a educação é  e deve ser a alavanca das transformações sociais.Neste livro, discute as transformações do papel da escola ao longo dos anos.
No componente adiciona Literatura e Gênero, discutimos sobre Gênero, sexualidade, preconceito e desconstrução.
Em Diversidade Lingüística tivemos a oportunidade de refletir, estudar e fazer uma pesquisa de campo sobre as variedades lingüísticas na língua, o preconceito para com os falantes e a norma culta ou norma padrão.
Em seminário Interdisciplinar produzimos oficinas e estudamos sobre metodologias cientificas sobre relatório.
Em estudos fonológicos, discutimos sobre variações lingüísticas além de estudarmos teoricamente dobre os processos que originaram os lingüísticos.
Pode se  fazer uma estreita relação entre os estudos realizados nos componentes e o SIP, uma vez que o mesmo seja entendido como um espaço de socialização de todas as discussões.
As sessões de comunicação e as oficinas são resultados de todo um processo de estudo e discussão, que no SIP é socializado com toda a comunidade acadêmica ou não.
Além de contar com as apresentações culturais, as quais possibilitam o fortalecimento e valorização da cultura entendendo-a como resultado dos mais diversos contextos sócio-culturais existentes, como foi discutido em vários componentes principalmente em lingüística Prática pedagógica Psicologia e Texto e Discurso.
Por exemplo, na oficina sobre a importância da diversidade étnica racial na EJA, em que houve toda uma reflexão sobre a prática do professor e a expectativa do aluno numa perspectiva de uma prática inovadora libertadora e contextual.
Segundo Freire (1996) o professor tem que ter autonomia em sala de aula, bem como possibilitar aos alunos que também adquiram sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, quando se fala de educação básica e modalidades diversas de ensino, não se pode deixar de lado a reflexão dos sujeitos que a compõe.
Enfim, o Seminário Interdisciplinar de Pesquisa,como o próprio nome já direciona, possibilita essa reflexão e intervenção das pessoas para que, com esta participação seja efetivamente feita a construção do conhecimento, de novos saberes e o aprimoramento daquilo que já se sabe.
Como afirma Bagno (2007) as pessoas já sabem falar e bem sua língua materna, sendo preciso o aprimoramento da mesma através do respeito às diversidades lingüísticas.
É extremamente necessária a construção cada vez mais desses espaços de discussões para garantir a troca de conhecimentos e construção de novos saberes, como diz Freire (1996) não há saber melhor ou saber pior ,mas sim saberes diferentes.
Assim podemos então afirmar, que o Seminário Interdisciplinar De Letras em especial é um espaço conquistado que favorece novas possibilidades e deve ser cada vez mais melhorado tanto na estrutura organizacional quanto nos temas a serem discutidos sendo que todos os envolvidos tenham e continuem tendo o comprometimento com o evento.
Referências
BAGNO, Marcos. Nada na Língua é por Acaso: Por uma pedagogia da variação. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HARPER, Babette; CECCON Claudius; OLIVEIRA, Miguel DarcY de;OLIVEIRA,RosisKa Darcy de. Cuidado, Escola!: desigualdade domesticação e algumas saídas.35 ed. São Paulo:Brasiliense.1980.


MOMENTOS DO SIP 


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